segunda-feira, 14 de maio de 2007

Universidade Corporativa do CEVAL



Universidade Corporativa do CEVAL lança MBA em Gestão Empresarial



A Universidade Corporativa do CEVAL (UCCeval) apresentou, na passada sexta-feira, em Ponte de Lima, o primeiro curso de pós-graduação a leccionar no âmbito desta instituição - o MBA em Gestão Empresarial.
No decorrer da iniciativa, que contou com a presença da Presidência da UCCeval, - composta por Salvato Trigo (reitor da Universidade Fernando Pessoa) e Carlos Jorge Gomes (presidente da direcção do CEVAL) - foi ainda apresentada a formação «Vales de Excelência» e a imagem gráfica da UCCeval.

Assumindo-se como uma clara mais-valia para os quadros superiores da comunidade empresarial dos Vales do Lima e Minho - para quem se dirige em primeira instância -, o MBA em Gestão Empresarial, foi concebido segundo as mais recentes exigências do ambiente empresarial, adoptando uma abordagem manifestamente multidisciplinar nos diferentes domínios da gestão.
Com arranque previsto para Setembro de 2007, este Curso tem como objectivos dotar os formandos de conhecimentos técnicos especializados sobre as diferentes esferas da gestão, ao mesmo tempo que fornece uma visão global sobre a estratégia da organização e sobre a realidade dos mercados da envolvente, contribuindo para a melhoria do desempenho pessoal e organizacional dos participantes, incrementando a competitividade do tecido empresarial de toda a Região.

Em termos de estrutura, o MBA em Gestão Empresarial é composto por quatro blocos de conteúdos temáticos: o primeiro consiste num corpo de homogeneização de conhecimentos para todos os participantes (assim contornando as potenciais discrepâncias dos níveis de formação de base); o segundo cobre os principais pilares da gestão empresarial e do desenvolvimento pessoal; o terceiro remete para os instrumentos e técnicas específicas de determinadas áreas da gestão; o quarto e último bloco, consiste num conjunto de módulos opcionais que pretendem possibilitar uma superior especialização em certas áreas da gestão.
Disponibiliza-se, também, um Módulo Complementar final, com o objectivo de proporcionar aos alunos do MBA em Gestão Empresarial da UC CEVAL uma experiência internacional em empresas.
Os alunos que concluírem o MBA da UC CEVAL com aproveitamento, e desde que verifiquem os requisitos (Licenciatura e média final de MBA igual ou superior a 14 valores), poderão prosseguir os seus estudos para Mestrado em Ciências Empresariais, na Universidade Fernando Pessoa.

O MBA em Gestão Empresarial será leccionado nas instalações da Universidade Fernando Pessoa em Ponte de Lima (sextas-feiras das 17h00 às 21h00 e sábados das 9h00 às 13h00), havendo igualmente a possibilidade de alguns dos Módulos serem suportados na Plataforma de Ensino à Distância da Universidade Corporativa.
Para além do MBA em Gestão Empresarial, e com o objectivo de proporcionar, aos quadros médios e superiores da comunidade empresarial dos Vales do Lima e Minho, programas de formação de média e curta duração que abordem temas úteis e actuais que se revelem como mais-valias para estes profissionais que no escasso tempo de que dispõem necessitam de adquirir novas competências e de actualizar os seus conhecimentos com aplicação prática imediata, a Universidade Corporativa do CEVAL criou o programa de formação «Vales de Excelência».
No âmbito do "Vales de Excelência" a UCCeval, promove, já a partir do próximo dia 31 de Maio, o curso «Gestão do Capital Humano», onde serão abordados os tópicos comportamentais que actualmente são tidos como dos mais relevantes para a optimização das pessoas em contexto laboral, assim como resumem os temas essenciais para o desenvolvimento individual conducente a desempenhos de excelência: Liderança, Motivação, Cultura Organizacional, Condução de Equipas, Negociação e Inteligência Emocional.

A 26 de Junho, com duração de cinco horas, serão os sistemas de certificação a estar no centro da discussão com a formação «Certificar para Competir», onde serão abordados temas como o Sistema de Gestão da Qualidade, Sistema de Gestão Ambiental, Sistema de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional, Certificação do Produto e Certificação do Serviço e a Responsabilidade Social.

Criada em Janeiro de 2007, a UCCeval é a primeira universidade corporativa do país e surge de um protocolo assinado entre a Universidade Fernando Pessoa (UFP) e o Conselho Empresarial dos Vales do Lima e Minho (CEVAL). As Universidades Corporativas são o modelo mais usual de educação empresarial.
O conceito, inovador, importado dos Estados Unidos da América pela Universidade Fernando Pessoa (UFP), visa estabelecer parcerias entre as empresas e a universidade de forma a promover programas de formação adaptados à realidade de cada empresa.
Este modelo permite que, independentemente das alterações do mercado, se trabalhe sempre com o objectivo de melhorar a qualidade da educação corporativa; seja possível diminuir os custos, por empresa, relacionados com o planeamento, preparação e desenvolvimento dos programas de estudo; se constituam grupos de interesse por sector de actividade, em que existe o aproveitamento de boas práticas de uns grupos para os outros.

Assim, em cada instituição constitui-se um grupo de trabalho formado por uma equipa de profissionais, da parte empresarial, e uma equipa de especialistas na área da formação, da parte da Universidade, que elabora os planos de estudo « à medida», com uma forte componente prática, adaptados ao perfil dos destinatários e aos objectivos estratégicos da instituição.
As áreas de formação são vastas desde Gestão Estratégica, Gestão de Riscos, Gestão do Conhecimento, Inteligência Competitiva, Inovação, Comportamento Organizacional, Gestão Ambiental, Sustentabilidade, Marketing, Vendas e Atendimento, Operações, Produtos e Serviços, entre outras.

É no âmbito das sinergias entre a dimensão académica e empresarial que a Universidade Fernando Pessoa, através do seu Gabinete de Projectos Estratégicos e Qualidade Organizacional ProjEst-Q e do PIAE ­Programa Integrado de Apoio a Empresas lança este novo projecto, um contributo essencial para dotar os participantes de mais e melhores conhecimentos e aptidões no exercício das funções que desempenham, contribuindo assim para implementação de níveis mais altos de produtividade, eficiência e competitividade organizacionais.

Sem comentários: